segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

INFORMAÇÃO


Caros Pais / Encarregados de Educação,

Infelizmente, não foi possível a disponibilização de um espaço com as dimensões desejáveis, de forma à Escola e à Associação de Pais, assegurar a realização da Festa de Natal com as habituais participações das nossas crianças, e onde os pais pudessem assistir com a segurança e conforto desejáveis.
Não pretendíamos, no entanto deixar passar a tradicional época Natalícia, sem a realização de uma ação que possa celebrar o momento, pelo que decidiu a Associação de Pais, juntamente com o grupo de Professores da Escola Gago Coutinho, promover uma sessão de cinema para as nossas crianças.
Assim, no dia 13 de Dezembro, no período da tarde, os alunos, sairão em grupo, assegurando a Direção da escola e a Associação de Pais o acompanhamento das crianças durante o trajeto  até ao salão da Igreja Paroquial da Reboleira, onde se procederá à passagem do filme.
No dia 14, a Associação de Pais irá oferecer  o almoço e um pequeno lanche recheado de sorrisos e alegria a todos os alunos.
Aproveitamos para desejar a todas as crianças da Escola Gago Coutinho e aos seus familiares, um Feliz Natal e um Bom Ano de 2013!

Atenciosamente,
A Associação de Pais da EB1 Gago Coutinho







1 comentário:

Unknown disse...

Sendo eu uma Encarregada de Educação que se considera atenta, preocupada e disponível. Tendo ajudado a respetiva escola em todas as solicitações que foram feitas à minha família (venda de rifas, patrocínio de bens alimentares para o respetivo cabaz de Natal, aquisição de garrafas verdes de plástico e doação de brinquedos para crianças carenciadas). Venho agora mostrar a minha, mais que indignação, profunda tristeza ao receber a dita informação acima anexada. Agradecem o meu envolvimento, o meu empenho, a minha colaboração, mas informam-me, a mim e à minha família, a mesma que vos ajudou, que a nossa presença não é permitida na Festa de Natal da Escola, no próximo dia 13 de dezembro, por “ausência de espaço”!

Tenho pena que em anos anteriores tenha sido diferente, como vocês dizem. Tenho pena que logo este ano, o mais fulcral e importante da vida do meu educando, cuja personalidade se começa agora a definir, com a base de educação que traz de casa juntamente com a que lhe complementam na Escola, que é tida como a continuação da Família Nuclear. Na qual, por sinal, passam mais tempo do que connosco. Dizia, tenho pena, que logo este ano a presença da família do meu educando não seja permitida por “ausência de espaço”.

Sabem, é que na nossa casa tenta-se passar valores básicos essenciais. A Família é o primeiro. A Escola vem quase a seguir, tendo em conta as horas que lá passam. A Educação. O Respeito. A Partilha. A Honestidade e a Verdade. A Solidariedade e o Altruísmo. Entre outros. E todos eles, no meu entender, ainda por cima, encaixam, na perfeição, nesta quadra natalícia.
Em casa, tentamos que exista uma constante ligação/ponte entre a Família e a Escola. Mas, neste momento, a Escola cortou-nos essa ligação com a Família. Fiquei triste, magoada e sem saber o que dizer ao meu educando, habituado a questionar aquilo que sente como injusto.

Em tempos que nos “mandam”/obrigam a cortar em tudo, em tempos difíceis de crise em que vivemos, a única coisa onde ainda não conseguem mandar e obrigar, pensava eu, é a cortar na Família, no Amor, no Outro.

Em tempos como os que vivemos e nos quais temos de educar os nossos filhos, não acham que se devia ter feito um esforço maior por arranjar, então, um local maior, onde coubessem todos os corações que batem pelos dos nossos filhos? Para que, em conjunto, caminhássemos todos juntos e batêssemos todos palmas? Para que as nossas próprias crianças se sentissem mais motivadas e felizes por ver os olhares e os sorrisos dos que as amam? Para que se sentissem mais seguras e confiantes com a sua presença? Não seria esse o espírito que deveria existir na dita Festa de Natal? Não acham que temos de arranjar “espaço” para Família e Escola comungarem?

Sabem, cá em casa ainda se acredita no Pai Natal. Eu própria acredito. E este Natal, apenas queria ter tido oportunidade de lhe ter pedido que fosse permitida a minha presença e a da minha família, nos eventos importantes da vida do meu filho!

Estamos em crise monetária, sim. Mas, por favor: não nos deixemos entrar em crise de valores e de afetos!