terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Plano de Atividades 2014/2015

PLANO DE ACTIVIDADES

Para o exercício a que corresponde o ano lectivo 2014/2015, pretendemos reforçar a colaboração e interacção com a Escola, o Poder Local e o Agrupamento de Escolas em que a EB1 Gago Coutinho se encontra inserida. É igualmente nossa intenção, dar continuidade a algumas iniciativas desenvolvidas anteriormente.
Para que estes objetivos sejam alcançados é necessário o apoio e a confiança dos Pais e Encarregados de Educação dos alunos. Desejamos pois, que todos se sintam empenhados nestes propósitos e colaborem na sua execução.

1.      No plano interno:
a)      Realizar as reuniões tidas por convenientes para realizar o plano de actividades;
b)      Realizar reuniões mensais com os órgãos sociais da Associação de Pais;
c)      Participar em colóquios/seminários/conferências que se relacionem com a educação;

2.      Apoio aos projectos de actividades da Escola visando directamente o bem-estar e a formação das crianças e criação de novos projectos.
a)      Participação e colaboração nas atividades desenvolvidas na escola:
1.      S. Martinho – Confraternização entre a comunidade escolar – contratação de um assador de castanhas;
2.      Venda de Natal;
3.      Festa de Natal;
4.      Desfile de Carnaval;
5.      Dia do Pai e Festa da Primavera;
6.      Dia da Mãe;
7.      Dia Mundial da Criança;
8.      Festa de encerramento do ano (organização do Arraial Popular);
9.      Visitas de Estudo;
10.  Participação em eventos de cariz educativo e social;
11.  Outras que se vislumbrem igualmente relevantes;

b)      Dar continuidade ao nosso 3º Encontro de Leitura entre pais / encarregados de educação e alunos no âmbito no nosso projeto “ Promoção da Leitura ”, no início do ano lectivo. Este espaço, dedicado, essencialmente, às nossas crianças, proporciona o desenvolvimento de atividades relacionadas com o livro e com a leitura e ao mesmo tempo envolver os mais pequenos e os seus pais/encarregados de educação, desfrutando de momentos lúdicos, à volta do livro e da leitura, num ambiente de cor e fantasia;
c)      Organização e realização do Curso de Primeiros Socorros para todos os encarregados de educação/Pais, assim como, professores e auxiliares;
d)     Projeto de ação social: Ação de solidariedade, apoiando uma ou duas instituições na angariação de brinquedos intitulada “ Uma Prenda para ti… ” (realiza-se no Natal e envolve toda a comunidade escolar e Encarregados de Educação);
e)      Venda de Natal: Organização e Promoção de Venda de Natal com trabalhos realizados pelos alunos;
f)       Participação na Festa de Natal das crianças colaborando através de: procura e aluguer de espaço para a realização da festa; organização e montagem dos cenários; apoio aos professores nas atividades programadas; angariação de vários géneros junto de empresas, enviando cartas com pedidos, para assegurar às crianças a entrega de uma lembrança por ocasião da Festa de Natal, com apoio e presença no local de elementos da Associação para entrega direta, no último dia de aulas. Organização de um lanche especial para os alunos;
g)      Comemoração do Dia do Pai e do Dia da Mãe: realização de atividades com o intuito de promover um maior envolvimento dos encarregados de educação / pais e filhos;
h)      Projeto de ação social: Ação de solidariedade: Recolha de roupas e/ou bens alimentícios para distribuição por uma ou duas instituições mais carenciadas do nosso concelho;
i)        Dinamização e organização de uma festa para a comemoração do Dia Mundial da Criança;
j)        Realização do 4º Concurso de Reciclagem, dinamizando a participação dos alunos e envolvendo o máximo possível os pais/encarregados de educação e, porque não toda a família;
k)      Promoção de atividades lúdico-desportivas envolvendo alunos, encarregados de educação / pais, docentes e não docentes;
l)        Dinamização e organização da Festa de encerramento do ano letivo: serão colocadas umas barraquinhas para venda de géneros alimentícios e para a quermesse, para angariação de fundos, destinados a subsidiar todas as despesas necessárias para assegurar a realização das atividades programadas;
m)    Fomentar a entreajuda entre as famílias e a escola na realização de pequenas reparações nos espaços interiores das escola, substituições de materiais (ex. lâmpadas), pinturas, arrumações, solicitando a oferta da respetiva mão-de-obra, sendo da responsabilidade da Associação o pagamento do preço dos materiais necessários (angariação de várias matérias junto de empresas, enviando cartas com pedidos);

3.      Comunicação/Informação e formação aos Pais e Encarregados de Educação e sua integração na comunidade educativa

a)      No início do ano lectivo dar as boas vindas a todos os pais/encarregados de educação divulgando o objectivo da AP e convidando-os a participar e a se associarem na AP;
b)      Manutenção e divulgação do endereço de e-mail criado pela Associação de Pais,
de modo a criar um espaço de contacto entre a associação e os pais da escola;
c)      Manutenção e atualização do Blog e da Página do Facebook da Associação de Pais, com o intuito de divulgar as atividades numa tentativa de promover um maior envolvimento dos pais na realidade da escola, assim como meio de divulgação e informação sobre vários temas direcionados para a educação;
d)     Atendimento a Pais e Encarregados de Educação, em horário e local a indicar posteriormente;
e)      Divulgação de atividades de entidades que operam nos campos sócio e pedagógico;
f)       Promover encontros com as outras Associações de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Agrupamento / Concelho.
g)      Promover seminários / ações de formação para Pais e Encarregados de Educação.

4.      Acções de representação
4.1  Na Escola
·      Conselhos de docentes;
·      Contactos com a Coordenadora da Escola e Professores responsáveis por projectos específicos;
4.2  No Agrupamento
·      Contacto com o Coordenador do Agrupamento para as Escolas do 1º Ciclo.

4.3  Externa
·      Participação no Movimento Associativo de Pais — FAPCA;
·      Contactos com as Associações de País das escolas pertencentes à Escola Sede, assim como, de outras Associações de Pais do nosso concelho e, com o (restante) Movimento Associativo de Pais (MAP);
·      Contactos com a Câmara Municipal da Amadora, nomeadamente com o Departamento de Educação e Cultura (DEC);

Junho 2014
A Direção





PLANO DE ATIVIDADES 2014/2015
Atividades
Data da realização
Destinatários
Colaboradores
3º Encontro de Leitura
Na 1ª sexta-feira do mês. A iniciar em outubro.
Alunos e pais/encarregados de educação

S. Martinho
11 de novembro
Alunos, professores e funcionários
Encarregados de educação
Junta de Freguesia da Reboleira
Venda de Natal
Data a definir
Toda a comunidade escolar incluindo encarregados de educação / Pais
Toda a comunidade escolar
Projeto de ação social: “ “ Uma prenda para ti…
1 a 31 de novembro
(recolha dos brinquedos)

Família
12 de dezembro ( entrega dos brinquedos)
Crianças carenciadas -1 ou 2 instituições
Toda a comunidade escolar
Festa de Natal
Data a definir
Alunos, professores, funcionários, Encarregados de Educação / Pais

Desfile de Carnaval
Data a definir
Comunidade escolar
Todo o Agrupamento
Projeto de ação social: Recolha de roupas e /ou géneros alimentares
Durante o 2º período
Famílias carenciadas
Toda a comunidade escolar
Projeto: 4º Concurso de Reciclagem
2º Período
Alunos e Encarregados de Educação / Pais

Dia do Pai
19 de março
Alunos e Encarregados de Educação / Pais

Dia da Árvore
21 de Março
Comunidade escolar

Dia da Mãe
Data a definir
Alunos e Encarregados de Educação / Pais

Dia Mundial da Criança
1 de junho
Comunidade escolar

Festa de final de ano
Data a definir
Alunos, professores, funcionários, Encarregados de Educação / Pais

Promoção de atividades lúdico-desportivas
Data a definir (Fim de semana)
Alunos e Encarregados de Educação / Pais

Seminários / ações de formação
Data a definir
Encarregados de Educação / Pais



Junho 2014
A Direção


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