Os pais precisam de receber informações frequentemente sobre o conteúdo e objetivos
das atividades que as crianças realizam dentro da instituição educacional em
que se encontra.
Precisam também saber do desenvolvimento do processo educativo da criança
em cada momento, os êxitos que vão alcançando e as dificuldades com que se
deparam, de tal modo que possam oferecer devidamente a sua colaboração a esses
estímulos educativos, reforçando assim na família o trabalho educativo.
Os pais são os primeiros educadores e necessitam de continuar a educar-se,
pois, só na medida que o façam, serão capazes de educar bem os seus filhos.
Precisam de colocar em prática na vida familiar alguns critérios educativos
básicos coincidentes com os da escola, porque de outra forma a incoerência
entre estes dois âmbitos naturais da educação prejudicaria os nossos filhos.
Por esta razão, uma boa instituição educativa deve facilitar, nos aspetos
profissionais e humanos, os meios oportunos para que os pais aprofundem o
sentido vocacional do casal e da educação dos filhos, ajudando-os a serem
coerentes com os princípios educativos que os levaram a escolher essa escola.
A escola é um local de convivência, de alegria e participação. Convivência
porque estimula a pensar nos demais e a ajudar aos demais. A alegria dá-se em
realizar o trabalho bem feito, tendo a gratificação em fazê-lo, como forma de
motivação.
A aprendizagem deve realizar-se com disciplina, deixando claro para o aluno
o motivo e o objectivo de cada tarefa proposta, ressaltando que todo o trabalho
que ele realiza ajuda-o a ser melhor como pessoa.
Quando
a escola se aproxima da família e a família do processo educativo do aluno há uma aproximação positiva que resulta num
maior desempenho académico dos alunos.
A interação das famílias e da escola no
processo educativo do aluno tem efeitos no seu desempenho escolar; as
potencialidades são transformadas em capacidades.
“ Educar é ensinar a
pensar ”
Sem comentários:
Enviar um comentário