quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA ESCOLA





Os pais precisam de receber informações frequentemente sobre o conteúdo e objetivos das atividades que as crianças realizam dentro da instituição educacional em que se encontra.
Precisam também saber do desenvolvimento do processo educativo da criança em cada momento, os êxitos que vão alcançando e as dificuldades com que se deparam, de tal modo que possam oferecer devidamente a sua colaboração a esses estímulos educativos, reforçando assim na família o trabalho educativo.
Os pais são os primeiros educadores e necessitam de continuar a educar-se, pois, só na medida que o façam, serão capazes de educar bem os seus filhos. Precisam de colocar em prática na vida familiar alguns critérios educativos básicos coincidentes com os da escola, porque de outra forma a incoerência entre estes dois âmbitos naturais da educação prejudicaria os nossos filhos. Por esta razão, uma boa instituição educativa deve facilitar, nos aspetos profissionais e humanos, os meios oportunos para que os pais aprofundem o sentido vocacional do casal e da educação dos filhos, ajudando-os a serem coerentes com os princípios educativos que os levaram a escolher essa escola.
A escola é um local de convivência, de alegria e participação. Convivência porque estimula a pensar nos demais e a ajudar aos demais. A alegria dá-se em realizar o trabalho bem feito, tendo a gratificação em fazê-lo, como forma de motivação.
A aprendizagem deve realizar-se com disciplina, deixando claro para o aluno o motivo e o objectivo de cada tarefa proposta, ressaltando que todo o trabalho que ele realiza ajuda-o a ser melhor como pessoa.
Quando a escola se aproxima da família e a família do processo educativo do aluno há uma aproximação positiva que resulta num maior desempenho académico dos alunos.
A interação das famílias e da escola no processo educativo do aluno tem efeitos no seu desempenho escolar; as potencialidades são transformadas em capacidades.



“ Educar é ensinar a pensar ”


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