- As crianças nascem basicamente boas, e depende da educação moral, cívica, psicológica, física e essencial recebida para que se tornem adultos que possam mudar o mundo.Porém, a medida que as criamos, projetamos nelas nossas frustrações. Ao querermos nos realizar através da vida de um filho, nosso perfeccionismo pode MATAR a criatividade e curiosidade das crianças, sua capacidade de descobrir e decidir por si mesma.Essa MORTE começa em casa através dos pais e da família e depois através dos professores, dos chefes, da sociedade, das pressões e das dificuldades que todos temos, independentemente de onde vivemos, até um ponto onde nós mesmos começaremos a matar nossa própria sensibilidade e nos robotizaremos de tal forma que a vida acabará passando sem nenhum significado, até o dia que morremos. Morremos por dentro, morremos para a vida, mesmo que nosso corpo ainda resista, uma vida sem significado algum."A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos. " Norman CousinsPais e mães: SALVEM seus filhos. Ensinem seus filhos a amarem a vida, a descobrirem com criatividade a serem felizes, a decidirem pelo melhor, a amarem com pureza independente de qualqu er pressão que receberem. Ensinem seus filhos a viverem mais e melhor.
- Link: http://familia.com.br/ - Acedido em 23-07-2014
A Associação de Pais existe para colaborar com os pais e encarregados de Educação na tarefa difícil de Educar. Vamos melhorar as nossas capacidades como primeiros educadores e parceiros privilegiados no relacionamento entre a Família e a Escola.
quarta-feira, 23 de julho de 2014
Pais e Mães, CUIDADO!!!!
Metas Curriculares Planificações 2014/2015
As editoras escolares ASA, Gailivro, Texto e Sebenta colocam ao seu dispor as planificações dos projetos escolares reformulados de acordo com as Metas Curriculares.
Estes documentos serão disponibilizados nesta página e na plataforma 20 Aula Digital, durante o mês de julho.
Link: http://leyaeducacao.com/z_professores/i_170/ct_4/
quinta-feira, 3 de julho de 2014
O QUE SE NÃO DEVE FALAR PARA A CRIANÇA....
OS pais são os exemplos dos filhos e suas atitudes podem ter um impacto positivo ou negativo na formação da personalidade e identidade social da criança. Por isso, de acordo com o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, existem algumas coisas que jamais devem ser ditas às crianças ou faladas na frente delas.
Veja quais são:
1 – Não rotule seu filho de pestinha, chato, lerdo ou outro adjetivo agressivo, mesmo que de brincadeira. Isso fará com que ele se torne realmente isso.
2 – Não diga apenas sim. Os nãos e porquês fazem parte da relação de amizade que os pais querem construir com os filhos.
3 – Não pergunte à criança se ela quer fazer uma atividade obrigatória ou ir a um evento indispensável. Diga apenas que agora é a hora de fazer.
4 – Não mande a criança parar de chorar. Se for o caso, pergunte o motivo do choro ou apenas peça que mantenha a calma, ensinando assim a lidar com suas emoções.
5 – Não diga que a injeção não vai doer, porque você sabe que vai doer. A menos que seja gotinha, diga que será rápido ou apenas uma picadinha, mas não engane.
6 – Não diga palavrões. Seu filho vai repetir as palavras de baixo calão que ouvir.
7 – Não ria do erro da criança. Fazer piada com mau comportamento ou erros na troca de letras pode inibir o desenvolvimento saudável.
8 – Não diga mentiras. Todos os comportamentos dos pais são aprendidos pelos filhos e servem de espelho.
9 – Não diga que foi apenas um pesadelo e mande voltar para a cama. As crianças têm dificuldade de separar o mundo real do imaginário. Quando acontecer um sonho ruim, acalme seu filho e leve-o para a cama, fazendo companhia até dormir.
10 – Nunca diga que vai embora se não for obedecido. Ameaças e chantagens nunca são saudáveis.
Veja mais dicas como estas em nosso blog! http://pkids.co/1uj7Fru
(fonte: http://pkids.co/1dgVMHV)
FESTA DE FINAL DO ANO E DOS FINALISTAS 2013/2014
Chegou ao fim mais um ano de trabalho, estudo e também brincadeira e diversão dos alunos da EB1 Gago Coutinho.
E como não pode haver despedida sem festejo, realizou-se no passado dia 11 de junho a Festa de Final de Ano e dos Finalistas do ano letivo 2013-2014.
Os nossos alunos deram brilho, cor e movimento às suas atuações nas áreas da dança, ginástica, canto e nas já famosas marchas populares.
Todas as crianças se divertiram e encantaram a assistência presente, e não faltou a passagem do testemunho do Memorial da Biblioteca pelos alunos finalistas aos alunos que terminaram o 3º ano, futuros finalistas da escola.
Seguiu-se o momento mais esperado pelos nossos alunos do 4º ano, que apesar de não terem realizado a viagem de finalistas, ansiavam pelo momento de colocar as suas cartolas na cabeça e receberem as suas pastas com as fitas repletas de dedicatórias dos professores, amigos e familiares.
As professoras Ana Cristina Barata e Filipa Figueiredo tiveram o prazer de, um por um, chamar os seus alunos e felicitá-los pelo sucesso alcançado. No final, todos exibiram e ergueram orgulhosos as suas pastas de finalistas e atiraram as cartolas ao ar cheios de alegria.
As comemorações encerraram com o discurso da Diretora da nossa Escola, Dra. Teresa Marques, que a todos agradeceu o seu empenho e a presença da assistência e terminou desejando umas boas férias aos alunos.
E também nós, órgãos da Associação de Pais, agradecemos às professoras titulares, aos professores das AEC’s, às auxiliares D. Fátima, D. Antónia e D. Flor, a todos os pais e amigos que nos ajudaram a cumprir o sonho das nossas crianças na realização de mais uma Festa de Final de Ano; a todos o nosso MUITO OBRIGADO!
E a festa continuou com a apresentação trabalhos e alunos premiados nos 1.º, 2.º e 3.º lugar do III Concurso de Reciclagem e com o sorteio das rifas vendidas, tendo o vencedor ganho um termoventilador, bom prémio para o calor que se fazia sentir nesse dia.
Seguiu-se a abertura do Bar e os habituais “comes e bebes” promovidos pela Associação de Pais.
O leilão dos bolos, gentilmente oferecidos por alguns pais, continuou a espantar tudo e todos não só pelas obras de arte apresentadas como pelas verdadeiras delicias que são. Tão boas que a mesma senhora que no ano passado comprou 3 bolos este ano quis repetir a gulodice. Muito obrigado!
Este magnifico bolo foi confeccionado pela mãe do aluno Gustavo Domingos, do 4.º B - Fátima Monteiro. |
A finalizar, não podemos deixar de fazer um agradecimento especial ao Sr Amândio Marques, pai de um dos nossos finalistas que deixa nesta escola um legado importante em nome da Associação de Pais, trata-se da réplica do avião de Gago Coutinho e Sacadura Cabral e o colorido jardim em redor que com todo o seu talento e carinho concebeu.
Aos alunos do 4º ano que irão iniciar no próximo ano letivo uma nova fase das suas vidas noutra escola, a Associação de Pais espera e deseja que a sua aprendizagem na Escola Gago Coutinho possa ter contribuído para a construção de um futuro brilhante! A todos os restantes, esperamos por vocês no próximo ano letivo.
BOAS FÉRIAS! ATÉ SETEMBRO!
Subscrever:
Mensagens (Atom)