sexta-feira, 30 de maio de 2014

Como ensinar os seus filhos a poupar?

Algumas dicas para ensinar os seus filhos o valor do dinheiro.



Ensinar uma criança que o dinheiro não cai do céu, nem nasce nas árvores é uma das principais lições financeiras que os pais devem incutir nos seus filhos. Para explicar para que serve o dinheiro e a importância de termos sempre uma poupança reservada existem várias estratégias que poderão ser implementadas. Se o seu filho ainda é muito pequeno poderá utilizar as histórias e fábulas infantis (como “A cigarra e a formiga”) ou jogos, como o Monopólio, para ir incutindo alguns conceitos monetários. A partir de uma determinada idade poderá também atribuir uma semanada ou mesada para a criança ir gerindo o seu dinheiro e tomar as suas próprias decisões. Igualmente importante é as crianças aprenderem a aceitar um “não” dos pais, porque nem sempre podemos ter tudo aquilo que queremos.

DIA DA CRIANÇA - 1 DE JUNHO

Atividades gratuitas para miúdos

Conheça algumas sugestões gratuitas, de Norte a Sul, para aproveitar o Dia Mundial da Criança da melhor forma.

Dia da Criança: Atividades gratuitas para miúdos
O Dia Mundial da Criança está aí à porta e a falta de dinheiro não poderá ser desculpa para ficar em casa e não comemorar este dia com os mais novos. Conheça algumas sugestões gratuitas, de Norte a Sul do País, para aproveitar o fim de semana da melhor forma. Se optar por ficar em casa, conheça três receitas saudáveis e baratas de Joana Roque, autora de livros de culinária, para fazer com os seus filhos.
Não se esqueça ainda que para além do divertimento e dos valores morais que são fundamentais passar, há alguns conceitos financeiros que deverá tentar incutir aos mais pequenos. Saiba como iniciar os mais pequenos no mundo financeiro.
Lisboa: “Dia Mundial da Criança 2014” 
Como não podia deixar de ser, a capital assinala o Dia Mundial da Criança com inúmeras atividades gratuitas para os mais pequenos sob o tema “Direitos das Crianças”. O programa é extenso, decorre em vários pontos da cidade, em vários dias e pode ser consultado aqui . Entre as várias atividades vai haver a Cidade da Criança, em Alcântara, com póneis, teatro de rua, insufláveis, carrosséis, algodão doce, farturas e gelados e, na Quinta Pedagógica vai haver ‘workshops’ e pintura de murais. No sábado, o Jardim da Estrela vai promover um ciclo de cinema para os mais novos com entrada gratuita. Entre os filmes exibidos estará a curta metragem vencedora do Óscar para melhor Animação: Mr. Hublot.
Porto: “Festa da Criança” 
Na cidade invicta vão ser três dias de festa, cheios de animação, com insufláveis, desporto, jogos tradicionais, circuito de karting a pedais, passeios de caiaque, desfiles de moda, yoga, pista de BTT, pinturas faciais, ateliês de música e dança, entre outras coisas. Como em anos anteriores, a festa tem lugar nos jardins do Palácio de Cristal e a entrada é gratuita. Conheça aqui o programa. 
Coimbra: “Coimbra a brincar” 
São cinco dias de atividades gratuitas, que começaram dia 28 de maio e culminam no dia 1 de junho, que pretendem pôr crianças, jovens e adultos a brincar, promovendo a interação e a partilha intergeracional. Fazem parte desta iniciativa atividades como ateliês, visitas guiadas, conferências, apresentações de livros, filmes e jogos. O programa completo pode ser consultado aqui.
Guimarães: “Dias Cheios de Ideias” 
Durante o fim de semana, Guimarães vai ser palco de festa para as crianças. Os “Dias Cheios de Ideias” pretendem ser uma plataforma onde as crianças possam ser inventores, artistas, idiotas e sonhadores. No dia 31 de maio acontece o Mercadinho da Pequenada no recinto da Plataforma das Artes, ao qual se junta o mercadinho do livro e do brinquedo. Sábado e domingo, há o espetáculo “Poemas para Bocas Pequenas” para crianças dos três aos cinco anos. Este é o único espetáculo pago (dois euros). Haverá ainda yoga para pais e filhos, espetáculos para bebés, sessões de contos, oficinas de ilustração e de hortas familiares, visitas às exposições do Centro Internacional das Artes José de Guimarães, entre muitas outras atividades. Veja aqui o programa completo.
Cascais: “Festa da Criança” 
A Baía de Cascais vai receber mais uma vez a Festa da Criança. Domingo as crianças são reis e vai haver demonstrações de vela, canoagem, escalada, jogos tradicionais, insufláveis e pinturas faciais. Este ano, a festa estende-se até ao Parque Marechal Carmona, com novas atividades para a família, inseridas na festa do Somos Família.
Almada: “Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público” 
Na outra margem do Tejo, Almada vai celebrar o Dia Mundial da Criança com um conjunto de iniciativas dedicadas aos mais novos e famílias, inseridos no festival “Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público”, no Parque da Paz. Aqui poderá ver teatro, espetáculos de marionetas, artes performativas e plásticas. Veja o programa aqui.
Viana do Castelo: “Viana a Brincar” 
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, a Camara Municipal de Viana do Castelo vai organizar o evento “Viana a Brincar”, que irá incluir várias atividades diversas como dramatizações, jogos tradicionais, pinturas faciais, entre outros. A iniciativa vai decorrer no dia 2 de Junho (segunda-feira) no Jardim da Marina e Jardim Público, a partir das 9h00. No domingo (dia 1 de junho) depois de almoço, o largo da Igreja da Sagrada Família vai ser invadido por ateliês, dança e insufláveis para divertir as crianças.
Aveiro: “Dia Mundial da Criança” 
No dia 1 de junho, o município de Aveiro irá realizar inúmeras atividades no espaço exterior ao mercado Manuel Firmino, Centro de Congressos de Aveiro e Teatro Aveirense. Ateliês, jogos ecológicos e lúdicos, estímulos à leitura, teatro de fantoches, aulas de zumba, karaté e até uma ópera infantil vão preencher estes dias dedicados à criança. Conheça aqui o programa. 
Torres Vedras: “Grande Festa da Criança – Oeste Infantil” 
A oeste, na Expotorres, volta a realizar-se a Grande Festa da Criança, subordinada ao tema “Que história é a nossa?”. É um evento lúdico e educativo, para crianças dos 3 aos 12 anos, com entrada gratuita. As atividades vão desde jogos, pinturas faciais, teatro de marionetas e aulas de dança. Conheça aqui o programa  .
Loures: “Caminhada do Dia da Criança” 
A Câmara Municipal de Loures pretende pôr as crianças e graúdos a mexer-se. O Parque da Cidade de Loures irá ser o ponto de encontro e levará os jovens caminheiros e seus acompanhantes até à Villa Romana de Frielas. Conheça aqui o percurso.
Évora: “Dia Mundial da Criança 2014” 
Em Évora as brincadeiras começam a 30 de maio no Parque Infantil, com atividades lúdicas e atividades desportivas. No domingo, as atividades estendem-se até ao Mercadinho das Brincadeiras, no mesmo local, onde vai haver o mercado de trocas, aulas de dança, karaté e o cantinho das histórias. Nas piscinas municipais haverá Jogos Aquáticos e Aquátlo. Veja aqui o programa completo .
Faro: “Dia Mundial da Criança” 
Na capital do Algarve, as comemorações do Dia Mundial da Criança, têm lugar no sábado no Jardim da Alameda. O teatro, os insufláveis, as atividades lúdico-pedagógicas, científicas, desportivas e culturais, os jogos tradicionais e a pintura fazem parte das atividades programadas. Conheça o programa aqui.
Figueira da Foz: “Festa Meo Kids” 
Este ano, a Câmara Municipal da Figueira da Foz junta-se à Meo Kids para comemorar este dia, com atividades gratuitas dirigidas aos mais novos na Praia do Forte de Santa Catarina. Entre as atividades destacam-se a iniciação ao bodyboard, sessões de culinária, o mercadinho das figas, desfile de moda, parque de insufláveis, exibições de zumba, aulas de zumba, karaté, kick boxing e termina com largada de balões. Veja aqui o programa. 
Sintra: “Cool Kids Market” 
Sábado e Domingo as crianças vão invadir o Coolares Market e podem experimentar ser vendedores por um dia. Nestes dias, os mais novos têm espaço para montar as suas bancas e trocar ou vender a preços simbólicos (máximo três euros). Para além disso, haverá muita animação como animais, caça ao tesouro, ateliês, atividades outdoor, ioga, pintura facial, entre outros. 
IN http://mulher.sapo.pt/ - Acedido a 30-05-2014

6 MITOS (de que se fala) sobre a preparação de uma criança no JARDIM DE INFÂNCIA para a ESCOLA PRIMÁRIA (recolhidos pela MUNDOS DE VIDA). 

Os primeiros cinco anos de vida de uma criança são críticos. A sua relação e as suas primeiras experiências com o ambiente que a rodeia vão influenciar o desenvolvimento do cérebro, criando conexões neuronais que vão constituir a base para o desenvolvimento da linguagem, o raciocínio, a resolução de problemas, o comportamento e o seu bem-estar emocional - características que vão determinar, futuramente, o sucesso da criança na escola e na vida.

Existem, no entanto, alguns MITOS (de que se fala) sobre o papel que o Jardim-de-Infância deve ter na preparação da criança para a Escola Primária, que é bom esclarecer: 

MITO 1 – Ensinar o alfabeto todo é fundamental para preparar uma criança para a escola primária.
VERDADE: Não é assim. Aprender o alfabeto não é realmente fundamental. Aos cinco anos seria, sobretudo, reflexo de uma memorização precoce. É mais importante que as crianças saibam reconhecer as letras e identificar os seus sons. 

MITO 2 - As crianças precisam saber contar até 50, antes de entrar para a escola primária.
VERDADE: Não é assim. Embora seja importante que as crianças entendam a ordem dos números, é mais importante que entendam a correspondência de 1 para 1 (que cada número contado corresponde a um objeto, a uma pessoa, …) e compreendam a noção de quantidade.

MITO 3 – Quanto mais coisas a educadora ensinar à criança, melhor.
VERDADE: Não é assim. As crianças entendem melhor os conceitos quando são elas próprias que estão envolvidas, ativamente, na exploração e na aprendizagem, em vez de tudo lhes ser dito por alguém. O papel da educadora e dos adultos é mais o de estar perto a estimular e a guiar, de forma intencional, a sua aprendizagem. 

MITO 4 - Quanto mais a estrutura do programa de um Jardim-de-Infância se parecer com o programa da Escola Primária, mais uma criança fica melhor preparada. 
VERDADE: Não é assim. Uma criança pequena aprende melhor num ambiente onde pode escolher a área onde quer brincar, onde possa selecionar os próprios materiais, pelo menos numa parte do dia, e onde lhe é dada liberdade para tentar fazer coisas novas, com o apoio da educadora que a orienta na sua aprendizagem e nas suas descobertas. 

MITO 5 - As crianças precisam de estar caladas na sala para aprender melhor.
VERDADE: Não é assim. As crianças pequenas precisam de um ambiente onde se fale bastante, rico de palavras, onde os adultos criam interações para elas poderem desenvolver a linguagem e aprender novas palavras.

MITO 6 – Para aprender a escrever, deve saber desenhar todas as letras.
VERDADE: Não é assim. Embora aprender o desenho da letra tenha valor, para uma criança pequena, o mais importante é entender que se pode fazer o registo das ideias no papel. Quando uma criança faz alguns rabiscos e diz: "este é o meu pai", ou quando escreve o seu nome num desenho, a criança começa a fazer, realmente, as associações significativas entre a palavra falada e a palavra escrita.

Em síntese:

Nem sempre saber “mais e mais cedo” é o melhor. Mais do que ensinar "matérias escolares" para preparar a criança para a escola primária, o que é mais importante no jardim-de-infância é dar à criança oportunidades de explorar e fazer as suas experiências num ambiente onde a educadora e os adultos assumem o papel de alguém que apoia, guia e ajuda, com intencionalidade, a expandir a sua própria aprendizagem. 

E se é verdade que um Jardim-de-Infância deve ajudar na transição, também não é menos verdade que a Escola Primária (o que nem sempre acontece ou da melhor forma) deve dedicar as primeiras semanas do primeiro ano para apoiar a criança e os seus pais na transição, ajudando-a a criar rotinas e sentir-se segura, numa nova etapa da sua vida, apresentando-se, desde o primeiro dia, como uma "escola amiga da família".

IN http://curiososeb.blogs.sapo.pt/14901.html - 30-05-2014

AÇÃO DE FORMAÇÃO - TRANSIÇÃO PARA O 2.º CICLO

Hoje decorreu na EB2,3 Roque Gameiro a Ação de Formação " Transição para o 2.º Ciclo ". Uma parceria entre a nossa Associação de Pais e a Associação de Pais da EB1/JI Vasco Martins Rebolo.
Enquanto os pais estiveram a assistir e a participar nesta palestra que foi extremamente importante, os alunos estavam a construir e a moldar um mocho com jumpingclay.
Aqui vos deixamos alguns slides sobre o tema da palestra:












E ficam também as fotografias da atividade que fizemos com os alunos:




 
E finalmente o mocho finalista ficou feito.
Parabéns a todos!

quarta-feira, 28 de maio de 2014

AMADORAEDUCA


A edição deste ano do AmadoraEduca teve início esta quarta-feira. 
O evento decorre até dia 1 de Junho no Parque da Ilha Mágica do Lido.



Link: http://www.tvamadora.pt/Video.aspx?videoid=2594

segunda-feira, 26 de maio de 2014

AÇÃO DE FORMAÇÃO II

" TRANSIÇÃO PARA O 2º CICLO "

Porque é importante esclarecer as suas dúvidas e apaziguar os seus receios …


As Associações de Pais e Encarregados de Educação das Escolas Vasco Martins Rebolo e Gago Coutinho em colaboração com o Centro Clínico Fase a Face, convidam-no(a) a estar presente no próximo dia 30 de maio (SEXTA-FEIRA) pelas 18H30 na Escola Básica 2,3 Roque Gameiro, para uma sessão de esclarecimento acerca da TRANSIÇÃO PARA O 2.º CICLO, do seu(sua) educando(a).
Em simultâneo, far-se-á uma sessão de entretenimento com os filhos durante o período em que decorrerá a sessão de esclarecimento aos encarregados de educação.

Traga o(s) seu(s) filho(s)!!! Temos reservado para eles um Workshop com Jumpingclay, orientado pela Animadora Andreia Teixeira e levarão uma recordação para casa …


sábado, 24 de maio de 2014

Dia do Agrupamento - 23 de maio de 2014

Aqui ficam algumas fotografias do Dia do Agrupamento.

ATIVIDADE:
- Uma História em construção...
- Esta atividade foi elaborada por todos os alunos do  Jardim de Infância e do 1.º ano do nosso agrupamento.









ATIVIDADE:
- Jogo de futebol com os alunos do 4.º ano.




















E  nossa escola ganhou a taça!!!!PARABÉNS A TODOS!!

sexta-feira, 23 de maio de 2014

DIA DO AGRUPAMENTO - 23 DE MAIO DE 2014

Hoje o nosso Agrupamento comemora o dia com diversas atividades: corridas de carros solares, exposição de trabalhos de alunos, concursos, venda de doces típicos de vários países, sala de jogos matemáticos.

Temos também artistas de rua e......

Apareçam para ver!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Déficit de atenção: 8 sinais aos quais os pais devem ficar atentos

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma doença cercada de controvérsia. Por atingir principalmente crianças, muito pais enxergam problemas onde eles não existem — sintomas isolados são comuns nesta fase da vida. Também há quem não preste atenção ao conjunto de sintomas que a caracterizam: quadros de desatenção, hiperatividade e impulsividade de maneira exacerbada. 
Há um grande número de crianças com a doença, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), cerca de 3% a 5% das crianças brasileiras sofrem de TDAH, das quais de 60% a 85% permanecem com o transtorno na adolescência.
É preciso enfrentá-la cedo. Quando não diagnosticada e tratada, pode trazer sérios prejuízos a curto e longo prazo. Em crianças, é comum a queda no rendimento escolar, por causa de desorganização, da falta de paciência para assistir às aulas e estudar. Na fase adulta, o problema pode ser a causa de uma severa baixa auto-estima, além de afetar os relacionamentos interpessoais, uma vez que a pessoa tem dificuldades em se ajustar a horários e compromissos e, frequentemente, não consegue prestar atenção no parceiro.  
Confira abaixo oito desses sintomas que, quando aparecem com freqüência e em mais de um ambiente (escola e casa, por exemplo), podem servir como um alerta de que chegou a hora de procurar ajuda profissional.

Sinais de TDAH

1 de 8

Distração


As crianças com TDAH perdem facilmente o foco das atividades quando há algum estímulo do ambiente externo, como barulhos ou movimentações. Elas também se perdem em pensamentos “internos” e chegam a dar a impressão de serem “avoadas”. Essas distrações podem prejudicar o aprendizado, levando o aluno a ter um desempenho muito abaixo do esperado.


* Fontes: Maria Conceição do Rosário, psiquiatra e professora do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Child Study Center, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e Thiago Strahler Rivero, psicólogo do Departamento de Psicobiologia do Centro Paulista de Neuropsicologia da Unifesp.

IN veja.abril.com - 20-05-2014

segunda-feira, 19 de maio de 2014

domingo, 18 de maio de 2014

BOA SORTE!!!!

Para todos os alunos do 4.º ano que amanhã, segunda-feira,  irão fazer o exame de Português, desejamos a maior sorte do mundo. 

Beijinhos e nada de nervos. 

BOA SORTE!!!!



sexta-feira, 16 de maio de 2014

INFORMAÇÃO


A ENTRADA DO NOSSO REFEITÓRIO

Neste momento a Associação de Pais encontra-se a " compor " a entrada para o refeitório. Achámos que era importante realçar as Boas Maneiras que os alunos devem ter enquanto estão dentro e antes de entrarem para o refeitório para almoçarem.