quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL



A Associação de Pais da EB1 Gago Coutinho deseja a todos os pais e encarregados e educação um Santo e Feliz Natal!!

domingo, 15 de dezembro de 2013

III Recolha de Brinquedos 2013/2014 - Entrega dos brinquedos


 " A caridade, ao contrário do que a palavra induz a compreender, não trata-se apenas do ato de dar uma esmola  a um  pobre desafortunado.
Aliás, este ato quando feito por obrigação social ou para ostentação de quem o pratica, é desprovido de humildade, e queima  a mão de quem o recebe pela forma fria como é realizado, causando mais mal do que o auxiliando.
A caridade não está somente ligada aos bens materiais, e qualquer um pode praticá-la.
Para tanto, basta um minuto de atenção dispensada aos menos favorecidos, um sorriso amigo e por que não um aperto de mão caloroso, fazendo aquela pessoa sentir-se novamente digna de pertencer a sociedade ".


Como tem sido hábito, a Associação de Pais, continuou com o projeto que iniciou em 2011/2012, a angariação de brinquedos para as crianças desfavorecidas da nossa freguesia.

Este ano resolvemos entregar mais uma vez, os brinquedos, à Conferência Vicentina Nossa Srª. do Rosário de Fátima - Amadora.

Cada vez mais chegam a esta Conferência pedidos de ajuda a todos os niveis e, nós, fazemos os possíveis para contribuir de uma maneira ou de outra.

Uma vez mais, conseguimos atingir o nosso objetivo. Angariámos 150 brinquedos. Tudo graças ao empenho e boa vontade dos pais e encarregados de educação.

Agradecemos também aos pais que colaboraram nos embrulhos das respetivas prendas.

Hoje, dia 13 de dezembro, foi feita a entrega das prendas, com muito orgulho e satisfação, pois podemos fazer pelo meninos 150 crianças felizes neste Natal.

Estes foram os brinquedos que conseguimos angariar para a Conferência Vicentina.


Á entrada da Conferência Vicentina

Todos a colaborarem!

Filipa Carvalho (Presidente da Direção), Srº Felix (Presidente da Conferência Vicentina), Amândio Marques (Vice-Presidente da Direção)


sábado, 7 de dezembro de 2013

Natal 2013/2014

Uma pequena história sobre o surgimento da árvore de Natal:

A árvore de natal é uma criação bem antiga. 
O seu surgimento, no século XVI, deve-se à cultura de celebrar a fertilidade da natureza.
Mas muito antes disso, a tradição de enfeitar as casas com plantas já existia. Os egípcios cortavam galhos de palmeiras, que significava a vitória da vida sobre a morte. Os romanos, em homenagem a Saturno, o deus da agricultura, também enfeitavam as suas casas com pinheiros. Faziam uma festa de inverno que tinha o nome de saturnália. As pessoas mais religiosas agradeciam pelas colheitas do solstício do inverno, enfeitando carvalhos com maçãs douradas.
Com o passar dos anos, os povos pagãos da Alemanha também resolveram enfeitar os pinheiros, pois acreditavam que fossem árvores santificadas. Isso acontecia entre o outono e o inverno, época em que caem as folhas. A intenção era manter as árvores bonitas, para que os espíritos das mesmas não se afastassem.
O costume de enfeitar as árvores, com a chegada do natal, foi tornando-se uma tradição e, com isso, cruzou as barreiras dos países vizinhos, hoje é um hábito no mundo inteiro.
Segundo a tradição alemã, cada ornamento colocado na árvore tem um significado: o peixe, as bênçãos de Jesus; a casa, abrigo e proteção; a pomba, a alegria; as frutas, a generosidade; a pinha, a fartura; o papai Noel, a bondade; e o coração, o amor.
Como os pinheiros têm uma forma triangular, religiosos deram aos mesmos a expressão da santíssima trindade, significando o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Os pinheiros de natal tornaram-se tão importantes para a festa natalina que passaram a ser cultivados para fins lucrativos.
Nos Estados Unidos podemos ver a seriedade das plantações, que são milimetricamente observadas, para que cresçam de forma perfeita e ideal.
No Brasil, como não há esse tipo de comércio, os pinheiros natalinos são fabricados artificialmente.
As festividades natalinas enchem os corações das pessoas de esperança. Nessa época todos buscam a renovação para as suas vidas, enchendo os corações de paz, amor, perdão e felicidade.

Como não podia deixar de ser, a Associação de Pais, decorou a nossa escola. 

Árvores, luzes e enfeites celebram a chegada do Natal...








 Uma mensagem para todos nós:

 Meus queridos amigos, mais um ano se passou, já está chegando o Natal.
O tempo passa e o Natal chega, o Natal chega e o tempo passa novamente. Muitos não se alegram, outros radiantes não vêem a hora de chegar este dia, na maioria das vezes isto acontece com as crianças, pois esperam ansiosamente seu presente de Natal. Já os adultos, enxergam esta data como um dia triste, pois sentem saudades dos entes queridos que já se foram.

Afinal, como devemos ver o Natal?

O Natal significa alegria, pois é neste dia que comemoramos o nascimento de Cristo.

O Natal é paz e união, pois neste dia reunimos nossos parentes e participamos juntos da ceia.

O Natal é fé e também esperança, esperança do nascimento de dias melhores.

O Natal é brilho, luzes piscando, emoção, amor, carinho e afeto...

Neste Natal não esqueça de deixar sua luz brilhar para aqueles que vivem na escuridão.

Feliz Natal para todos!

sábado, 23 de novembro de 2013

3ª RECOLHA DE BRINQUEDOS - 2013/2014


PLANO DE ATIVIDADES PARA O ANO 2013/2014



Para o exercício a que corresponde o ano lectivo 2013/2014, pretendemos reforçar a colaboração e interacção com a Escola, o Poder Local e o Agrupamento de Escolas em que a EB1 Gago Coutinho se encontra inserida. É igualmente nossa intenção, dar continuidade a algumas iniciativas desenvolvidas anteriormente.
Para que estes objetivos sejam alcançados é necessário o apoio e a confiança dos Pais e Encarregados de Educação dos alunos. Desejamos pois, que todos se sintam empenhados nestes propósitos e colaborem na sua execução.

1.      No plano interno:
a)      Realizar as reuniões tidas por convenientes para realizar o plano de actividades;
b)      Realizar reuniões mensais com os órgãos sociais da Associação de Pais;
c)      Participar em colóquios/seminários/conferências que se relacionem com a educação;

2.      Apoio aos projectos de actividades da Escola visando directamente o bem-estar e a formação das crianças e criação de novos projectos.
a)      Participação e colaboração nas atividades desenvolvidas na escola:
1 - S. Martinho;
2 - Festa de Natal;
3 - Carnaval;
4 - Dia do Pai;
5 - Dia da árvore;
6 - Dia da Mãe;
7 - Dia Mundial da Criança;
8 - Festa de encerramento do ano (organização do Arraial Popular);
10 - Visitas de Estudo;
11 - Participação em eventos de cariz educativo e social;
12 - Outras que se vislumbrem igualmente relevantes;

b)      Dar continuidade ao nosso 2º Encontro de Leitura entre pais / encarregados de educação e alunos no âmbito no nosso projeto “ Promoção da Leitura ”, no início do ano lectivo. Este espaço, dedicado, essencialmente, às nossas crianças, proporciona o desenvolvimento de atividades relacionadas com o livro e com a leitura e ao mesmo tempo envolver os mais pequenos e os seus pais/encarregados de educação, desfrutando de momentos lúdicos, à volta do livro e da leitura, num ambiente de cor e fantasia;
c)      Criação de uma Oficina de teatro em parceria com a empresa Kind of Black Box. O valor pedagógico da expressão dramática deve-se sobretudo às várias dimensões do indivíduo que esta explora. É de facto determinante para a criança ocupar-se do conhecimento de si e do outro, “perder” tempo com a observação do seu mundo, do seu meio é um espaço de reaprendizagem, de consciencialização. É um momento de trabalho e de pesquisa que vive do aluno, que respira através das suas potencialidades como pessoa, como ser criativo e social. É um modo de encontrar um caminho de descoberta e de criação, pois cada indivíduo representa um universo desconhecido que transporta consigo memórias e referências particulares.
Pretende-se com este projeto que a criança trabalhe com sentimentos, emoções, imaginação… é despertar uma atividade interior. Substituir os manuais escolares pelo corpo; o debitar matéria pela expressividade; as carteiras impessoais, pela unidade do círculo, pela partilha.
d)     Projeto de ação social: Ação de solidariedade, apoiando uma ou duas instituições na angariação de brinquedos intitulada “ Uma prenda um sorriso ” (realiza-se no Natal e envolve toda a comunidade escolar e Encarregados de Educação);
e)      Participação na Festa de Natal das crianças colaborando através de: procura e aluguer de espaço para a realização da festa; organização e montagem dos cenários; apoio aos professores nas atividades programadas; angariação de vários géneros junto de empresas, enviando cartas com pedidos, para assegurar às crianças a entrega de uma lembrança por ocasião da Festa de Natal, com apoio e presença no local de elementos da Associação para entrega direta, no último dia de aulas. Organização de um lanche especial para os alunos;
f)       Comemoração do Dia do Pai e do Dia da Mãe: realização de atividades com o intuito de promover um maior envolvimento dos encarregados de educação / pais e filhos;
g)      Projeto de ação social: Ação de solidariedade: Recolha de roupas e/ou bens alimentícios para distribuição por uma ou duas instituições mais carenciadas do nosso concelho;
h)      Dinamização e organização de uma festa para a comemoração do Dia Mundial da Criança;
i)        Realização do 3º Concurso de Reciclagem, dinamizando a participação dos alunos e envolvendo o máximo possível os pais/encarregados de educação e, porque não toda a família;
j)        Promoção de atividades lúdico-desportivas envolvendo alunos, encarregados de educação / pais, docentes e não docentes;
k)      Dinamização e organização da Festa de encerramento do ano letivo: serão colocadas umas barraquinhas para venda de géneros alimentícios e para a quermesse, para angariação de fundos, destinados a subsidiar todas as despesas necessárias para assegurar a realização das atividades programadas;
l)        Fomentar a entreajuda entre as famílias e a escola na realização de pequenas reparações nos espaços interiores das escola, substituições de materiais (ex. lâmpadas), pinturas, arrumações, solicitando a oferta da respetiva mão-de-obra, sendo da responsabilidade da Associação o pagamento do preço dos materiais necessários (angariação de várias matérias junto de empresas, enviando cartas com pedidos);

3.      Comunicação/Informação e formação aos Pais e Encarregados de Educação e sua integração na comunidade educativa

a)      No início do ano lectivo dar as boas vindas a todos os pais/encarregados de educação divulgando o objectivo da AP e convidando-os a participar e a se associarem na AP;
b)      Manutenção e divulgação do endereço de e-mail criado pela Associação de Pais,
de modo a criar um espaço de contacto entre a associação e os pais da escola;
c)      Criação de página eletrónica dinâmica (exº nas redes sociais);
d)     Manutenção e atualização do Blog da Associação de Pais, com o intuito de divulgar as atividades numa tentativa de promover um maior envolvimento dos pais na realidade da escola;
e)      Atendimento a Pais e Encarregados de Educação, em horário e local a indicar posteriormente;
f)       Divulgação de atividades de entidades que operam nos campos sócio e pedagógico;
g)      Promover encontros com as outras Associações de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Agrupamento / Concelho.
h)      Promover seminários / ações de formação para Pais e Encarregados de Educação.

4.      Acções de representação
4.1  Na Escola
·      Conselhos de docentes;
·      Contactos com a Coordenadora da Escola e Professores responsáveis por projectos específicos;
4.2  No Agrupamento
·      Conselho Geral da Escola Sede;
·      Contacto com o Coordenador do Agrupamento para as Escolas do 1º Ciclo.

4.3  Externa
·      Participação no Movimento Associativo de Pais — FAPCA;
·      Contactos com as Associações de País das escolas pertencentes à Escola Sede, assim como, de outras Associações de Pais do nosso concelho e, com o (restante) Movimento Associativo de Pais (MAP);
·      Contactos com a Câmara Municipal da Amadora, nomeadamente com o Departamento de Educação e Cultura (DEC);

Junho 2013
A Direção

PLANO DE ATIVIDADES 2013/2014
Atividades
Data da realização
Destinatários
Colaboradores
2º Encontro de Leitura
Na 1ª sexta-feira do mês. A iniciar em outubro.
Alunos e pais/encarregados de educação

1ª Oficina do Teatro
A iniciar em outubro
Alunos
Empresa Kind of Black Box.
S. Martinho
11 de novembro
Alunos, professores e funcionários
Encarregados de educação
Junta de Freguesia da Reboleira
Projeto de ação social: “ “ Uma prenda um sorriso
1 a 31 de novembro
(recolha dos brinquedos)

Família
12 de dezembro ( entrega dos brinquedos)
Crianças carenciadas -1 ou 2 instituições
Toda a comunidade escolar
Festa de Natal
Data a definir
Alunos, professores, funcionários, Encarregados de Educação / Pais

Desfile de Carnaval
Data a definir
Comunidade escolar

Projeto de ação social: Recolha de roupas e /ou géneros alimentares
Durante o 2º período
Famílias carenciadas
Toda a comunidade escolar
Projeto: 3º Concurso de Reciclagem
2º Período
Alunos e Encarregados de Educação / Pais

Dia do Pai
19 de março
Alunos e Encarregados de Educação / Pais

Dia da Árvore
21 de Março
Comunidade escolar

Dia da Mãe
Data a definir
Alunos e Encarregados de Educação / Pais

Dia Mundial da Criança
1 de junho
Comunidade escolar

Festa de final de ano
Data a definir
Alunos, professores, funcionários, Encarregados de Educação / Pais

Promoção de atividades lúdico-desportivas
Data a definir (Fim de semana)
Alunos e Encarregados de Educação / Pais

Seminários / ações de formação
Data a definir
Encarregados de Educação / Pais





Junho 2013
A Direção